Novas funcionalidades da Amazon – por Rodrigo Terpins

Seduada em Seattle, a Amazon é uma empresa inicialmente concebida para o e-commerce busca sempre inovar na experiência de compra de seus clientes. A companhia anunciou um novo serviço, o Amazon Key, em que os usuários permitem que os entregadores possam entrar em suas casas quando eles não estiverem no local. Quem reporta a notícia é o empresário do segmento do varejo, Rodrigo Terpins.

A ideia é entregar as encomendas adquiridas pelo site da Amazon mesmo sem ninguém casa, evitando re-entregas, atrasos, entre outros benefícios. O principal ponto relevante para a estratégia foi a segurança e por isso o cliente pode acompanhar toda a entrega por vídeo streaming, com o Cloud Cam.

Fechadura inteli

Rodrigo Terpins destaca que o serviço está disponível somente para clientes Amazon Prime, que ainda terão que arcar com o 250 dólares referemte a câmera por monitoramento pela nuvem e a fechadura inteligente que permite a entrada dos entregadores.

A fechadura é uma tecnologia nova desenvolvida pela Amazon, que permite que o entregador possa adentrar ao imóvel do cliente. Ela possui um código de barras e assim que for acessado pelo entregador envia uma notificação para o smartphone do comprador, e este, por sua vez, autoriza o destravamento da porta.

A ferramenta levou pouco mais de um ano para ser disponibilizada no mercado. Segundo a Amazon, a intenção é conquistar os clientes que não podem adquirir produtos por não estarem em casa no momento da entrega, mas que também não tem interesse em que suas encomendas fiquem do lado de fora de suas moradias, onde possam se danificadas ou roubadas, reporta Rodrigo Terpins.

No intuito de evitar desconfortos se algum morador estiver na residência, o entregador também é orientado a bater na porta antes de adentrar à casa dos clientes. Entre as recomendações aos consumidores estão que o serviço não seja adquirido por usuários que tenham animais que circulam na casa.

Rodrigo Terpins destaca a fala de Peter Larsen, vice-presidente da Amazon Delivery. Em entrevista o executivo afirmou que o serviço não é um experimento “Esta é uma parte fundamental da experiência de compras da Amazon a partir deste ponto”, destacou ele.

Inicialmente o serviço será disponibilizado somente nas 37 cidades em que a própria amazon realiza a entrega dos pedidos. Dessa forma, a companhia evita nesse primeiro momento, que ocorram constragumentos e problemas com empresas terceirizadas, reporta Rodrigo Terpins.

Outras novidades da empresa

Esse é só o primeiro passo da empresa. Planos para um futuro próximo devem integrar o Amazon Key a outros serviços e aplicações destinados a divisão de serviços para residências. A ideia é que os assinantes Premium possam também ter acesso livre para outros dois serviços, o Rover.com e Marry Maids.

O Rover.me é um serviço destinados a passeios com cachorros e o Marry Maids é um serviço de reparos e outros trabalhos domésticos para as mais diferentes necessidades. Para a câmera do Amazon Key o intuito é que ele possa funcionar também como câmera de segurança com funções extras, a exemplo de detector de movimento e faces, e monitoramento de zonas da casa.