Escritório em que Ricardo Tosto advoga e ajudou a fundar é avaliado pela Legal 500

Com o objetivo de fornecer avaliações sobre empresas e atuações do ramo jurídico, o diretório Legal 500 realiza anualmente uma publicação onde peculiaridades sobre diversos agentes do meio são elencadas. Em 2017 foi a vez da advocacia Leite, Tosto e Barros ser avaliada pela organização. Contando com o advogado Ricardo Tosto como um dos sócios, o escritório figurou entre outros de várias partes do mundo. Conhecido por Latin America, o guia onde as classificações são apresentadas trata, dentre outros pormenores, da forma como cada participante tem realizado seu trabalho.

A maneira como o Legal 500 procede em relação aos interessados em participar das avaliações, assim como o escritório de Ricardo Tosto, é bastante similar ao de outras empresas avaliadoras, como por exemplo a Chambers Latin. Dessa forma, quem desejar efetuar sua participação, deverá atentar para a entrega de todos os documentos exigidos pela instituição. O diretório em questão solicita que sejam enviados vários materiais que possam expressar como cada agente atua dentro das companhias avaliadas, algo que também pode demandar algumas entrevistas avaliativas.

A primeira categoria em que o Leite, Tosto e Barros foi avaliado trata de assuntos ligados à reestruturação e falência. Nessa modalidade, o escritório foi tido pelos avaliadores como um estabelecimento com a estrutura recomendada para lidar com processos desse segmento. Com destaque para o contencioso da empresa, o guia Latin America explicou que o setor possui grande força dentro da advocacia que Ricardo Tosto ajudou a fundar e apresentou a informação de que Rodrigo Quadrante tem destacada atuação na área.

Em se tratando de processos onde litígios são parte preponderante, o guia ressaltou que o escritório também alcançou resultados para a construção civil, infraestrutura e energia. A avaliação positiva nessa área decorre, contudo, da condução de um processo ligado a um cliente de uma companhia de distribuição de energia em alguns estados brasileiros. O segmento que trabalha com processamento de carnes também foi relembrado pela publicação, já que Ricardo Tosto e os outros sócios estiveram a frente de ações desse tipo.

No quadro societário da Leite, Tosto e Barros, além da atuação dos demais profissionais, as sócias Mariana Nogueira e Cristina Lombardi receberam avaliações específicas pela Legal 500. Segundo o que estabeleceu o guia, as advogadas agregaram maior valor aos chamados ativos empresariais. As observações decorreram da atuação das duas em processos do setor de compliance do escritório.

Licitações no campo dos recursos naturais fizeram com que a advocacia da qual Ricardo Tosto faz parte se sobressaísse diante de outros agentes jurídicos. O principal fator levado em consideração pela comissão avaliadora foi a presença da instituição em concessões, algo que possibilitou aos advogados Eduardo Nobre e Tiago Lobão Cosenza destaque por parte do guia Latin America.

Os clientes oriundos da área bancária, bem como aqueles que procuram o Leite, Tosto e Barros para solucionarem questões referentes aos processos de concessões do segmento de energia, têm contribuído para que o escritório desponte como destaque em publicações como a realizada pela Legal 500, ainda que a advocacia esteja aberta a receber casos de qualquer natureza jurídica.