3 dicas para comprar na Black Friday

Em se tratando de descontos, a Brack Friday é a mais nova moda do momento. O movimento que surgiu inicialmente nos Estados Unidos, ganhou fama e muitos adeptos no Brasil. Ela tem como característica acontecer no final do ano, bem próximo a datas comemorativas como o Natal e o Ano Novo, além do que acontece sempre após o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Obviamente, o festival de ofertas que acontece em diversas lojas, tem como objetivo principal aquecer a economia atraindo clientes para consumirem os produtos que antes custavam mais caros.

Quando se fala desse movimento, logo já se pensa em sair correndo e comprando porque a promoção irá acabar no mesmo dia. Evidentemente a promoção e os produtos em estoque, tem tempo de expiração bem rápido, mas não adianta comprar de forma impulsionada sem ter necessidade de adquirir o produto em si, ou até mesmo, perder uma oferta que poderia ser ainda mais vantajosa que a escolhida. Por isso, para você aproveitar a Black Friday sem ter arrependimento depois e aproveitar os melhores descontos, confira a seguir as 3 dicas pré Black Friday.

  1. Coloque no papel o que você quer comprar:

Anote tudo que quer comprar e que você sabe que terá na Black Friday. Existem diversos produtos hoje ofertados pelo desconto da Black Friday, então você deve anotar especificamente, após uma analise de custo-benefício do item que você quer comprar, cada produto seguido da marca, valores de referência em descontos ofertados pela mesma loja, e preços de outras lojas. Anotar os preços é extremamente importante, porque as lojas costumam aumentar o preço no mês que antecede ao evento, para abaixarem no dia da Black Friday para poder dizer que estão fazendo um desconto. Então saber os preços do produto em descontos realizados pela loja anteriormente, é imprescindível para você poder comparar com o desconto atual, e o mesmo vale para outros estabelecimentos. Faça uma média de valo para cada lugar que vende o mesmo produto que você deseja comprar.

  1. Avalie o dinheiro que você tem para comprar:

Esta dica vale principalmente para investimentos grandes, como a aquisição de um carro ou apartamento. Para produtos de grande valor, saber o quanto você tem para poder comprar facilitará no planejamento do pagamento. Avalie não somente o quanto você tem, mas se vale a pena investir e ainda mais, se vale a pena parcelar o restante. Dependendo do desconto, os juros das parcelas podem encarecer o produto de tal forma que sairia como se não tivesse nenhum desconto, então avalie antes de sair de loja em loja.

  1. Saber o valor do produto que você quer:

Antes do evento de descontos, o produto que você deseja já está disponível para você poder ver e comparar entre outras lojas. Parecido com a dica número 1, você precisa saber o valor real do item que deseja comprar, não somente em promoções, mas o quanto ele vale no dia de hoje sem nenhum desconto. Para uma analise ainda mais especifica, você pode fazer uma simulação, se você planeja pagar parcelado, do quanto o produto sairia hoje se você parcelasse ele. Dessa forma você poderá comparar também o parcelamento no dia da Black Friday.

 

Veja também dicas para não cair nas fraudes da Black Friday.