3 maneiras para usar o décimo terceiro

Quando ele chega, parece que todos os problemas estão resolvidos. O décimo terceiro é um benefício concedido aos trabalhadores no valor de um salário referente ao salário que recebe, sempre no final do ano como uma gratificação de Natal. Esse direito do cidadão é sem dúvida algo de grande ajuda nas finanças de todo mundo, sendo que a maioria dos beneficiados usam ele para pagar contas ou fazer as compras de fim de ano.

Se usado corretamente, o décimo terceiro fará uma diferença ainda maior no orçamento familiar. Além da maneira correta, esse planejamento de como usar o décimo terceiro deve ser feito já no começo do ano, e não quando está perto de receber. Esse é um erro que muitos cometem e acabam com o dinheiro rapidamente. Então se você tem direito ao benefício, mas não sabe qual a melhor maneira de usar esse dinheiro, confira a seguir 3 das melhores maneiras de usar o décimo terceiro.

  1. Quitar dívidas:

Se você está inadimplente, com muita conta para pagar ou com uma conta que consome quase todo o seu salário, não pense duas vezes em quitar ao máximo todas as contas que tiver. Pagar as dívidas será sempre uma prioridade quando se trata de um dinheiro extra, pois não interfere no orçamento familiar, além do que já acaba com uma dívida que você teria que pagar depois com o seu salário. Se o seu nome está sujo e pretende usar o dinheiro do décimo terceiro para limpá-lo, vale lembrar que uma boa negociação pode diminuir quase todos os juros e multas acarretados em sua dívida, para saber mais confira 3 dicas para limpar seu nome.

  1. Guardar para pagar as contas de início de ano:

Suas contas estão todas em dia e não há nenhuma dívida em seu nome, portanto, a melhor maneira para esse caso é guardar o dinheiro para que seja usado para pagar as contas que chegam no início de ano, como: IPVA, IPTU, matrícula, uniforme e material escolar, entre outros. Essa organização consiste em colocar em ordem de prioridade e do que é mais pesado de pagar, para que depois você fique livre dessa despesa. Faça uma lista dos gastos para saber o quanto irá precisar para pagar as contas e as organize para serem pagas à vista com o décimo terceiro. Se for pagar IPTU ou IPVA, saiba nesse vídeo qual a melhor maneira de pagar: à vista ou parcelado.

  1. Investir:

Não tem conta pra pagar e já tem o dinheiro definido para o pagamento das contas do início do ano, então esse dinheiro irá sobrar em seu orçamento. Mas para não gastá-lo desnecessariamente, investir é a melhor maneira de usá-lo. Além de colocar seu dinheiro como patrimônio, ele irá trabalhar por você, rendendo mais dinheiro para você poder desfrutar conscientemente. Para fazer o investimento, é preciso que seja estabelecido o quanto você quer investir, em que quer investir e o quanto terá para fazer isso. Para quem gosta de viajar, o ideal é investir em uma viagem no final do ano seguinte, podendo usar rendas fixas para que o dinheiro renda juros, dessa forma o montante será maior até o final do próximo ano. Os melhores lugares para investir para essa finalidade, é deixar em um CDB com liquidez diária, onde você pode tirar a qualquer momento, ou no Tesouro Selic, que irá render conforme a Selic. Mas o melhor investimento é a longo prazo, pensando em rendimentos para a aposentadoria, nesse caso, existem outros investimentos que proporcionam maiores prazos, além de maiores ganhos. Se você deseja investir esse dinheiro em sua aposentadoria, não deixe conferir como investir na aposentadoria de forma fácil e segura.