5 Dicas para aumentar seu salário

Pedir ou não pedir um aumento de salário é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos trabalhadores. A dúvida consiste não somente pelo medo de não merecer, mas também por diversas inseguranças, ou até mesmo por ter o pedido negado alguma vez na vida. O fato é que diversos trabalhadores precisam de um aumento de salário e não sabem o que fazer para conseguir esse aumento.

Este artigo será de grande importância para quem está nesta situação e quer solucionar o problema. Primeiramente é preciso entender que para aumentar o salário, o trabalhador precisa ter algum valor no mercado. Uma pessoa que teve o pedido de aumento negado, possivelmente não tem um valor tão significativo para o mercado a ponto de receber um aumento. Portanto, para saber como aumentar o seu valor no mercado e consequentemente aumentar o seu salário, confira as 5 dicas a seguir.

  1. Não entre em grupos de fofoca: Por mais que pareça difícil para algumas pessoas, mas manter o profissionalismo dentro da empresa é indispensável e extremamente fundamental. Evite ter amizades com pessoas vulgares, aquelas que estão sempre falando da vida de outras pessoas, esse tipo de relacionamento além de ser ruim, ainda interfere diretamente no seu valor como funcionário. Mais importante nesta dica é não ser uma pessoa que faz fofoca, que compartilha a vida de outras pessoas ou que fica falando de sua vida pessoal abertamente de forma que outras pessoas poderão comentar sobre sua vida pessoal.
  2. Tenha amizade com pessoas extraordinárias: Aquelas pessoas que são suas admirações e que são o reflexo do que você busca ser, devem estar sempre próximas. Esse tipo de contato é muito relevante para você alcançar bons resultados na vida pessoal e no ramo profissional. Existem até estudos relacionados com o sucesso financeira de uma pessoa que tem um bom relacionamento com uma pessoa bem-sucedida.
  3. Aprenda línguas (preferencialmente o inglês): Pessoas que dominam outras línguas são muito mais bem vistas no mercado. Em se tratando das línguas, o inglês por ser o mais usado, é também o mais requerido entre as empresas, e quando se trata de ter valor no mercado, dominar essa língua irá agregar mais valor ao seu trabalho, mesmo que na sua empresa não seja necessário o domínio da língua. Além do inglês, é muito válido para aprendizado pessoal e profissional, ter o conhecimento de outras línguas, isso possibilita diversas experiencias de vida.
  4. Amplie seu vocabulário: Antes mesmo de aprender uma outra língua, saber falar bem o português e ter um bom vocabulário também contribui para a sua valorização no mercado. Quanto mais palavras você conhece, mais conexões seu cérebro cria, dessa forma mais ideias são criadas. O mercado busca profissionais que tenham ideias inovadoras, por isso não pondere em ampliar seu vocabulário. Para aprender não só palavras novas, mas também assuntos novos, leia sobre assuntos que você ainda não conhece, você irá ampliar suas palavras e seu conhecimento para poder conversar sobre qualquer assunto com qualquer pessoa.
  5. Procure agir de forma proativa: Ser proativo é mostrar-se eficiente, não somente trabalhar muito. A empresa sabe diferenciar uma pessoa que cumpre com o trabalho de uma pessoa que quer crescer dentro da empresa, por isso, se mostrar disposto a algo novo dentro da empresa ou mesmo contribuir com novas ideias te destacará dentre os outros funcionários, podendo assim aumentar o seu salário.

Veja 4 dicas para pediu um aumento de salário.