Obra de Construcap conquista o Selo Platinum da certificação Leed

A Arena Mineirão, concluída em 2013, conseguiu o Selo Platinum certificação Leed. Este Selo nos dias de hoje é apontado o certificado essencial para edificações no país e é um dos mais utilizados métodos de certificação de obras que seguem os princípios de uma construção adequada e sustentável. Este empreendimento foi concretizado por um consórcio comandado pela Construcap.

A maior grau de certificação Platinum, é a certificação Leed, Concedida para apenas duas arenas de esporte em dez anos: a arena Mineirão, situada no território nacional e comandada pela Construcap, e uma outra Arena que pertence a Universidade do Texas, nos EUA.

A obra da Construcap que ganhou o selo, ainda posicionou o nosso país na quarta posição do ranking mundial dos países preocupados e empenhados com a construção sustentável.

O órgão que tem responsabilidade de certificar as obras no nosso país é o USGBC (U.S. Green Building Council). Para ter a possibilidade de receber este selo é necessário cadastrar a construção na plataforma Leed Online, e depois disso as obras, desde seu inicio, são orientadas por diversos princípios e ações que tornem o empreendimento sustentável, e assim concedido com o selo. Dentre os critérios necessários, o de sustentabilidade é o principal a ser seguido, como o uso consciente e racional de água, melhorar o uso de energias, reciclagem de materiais, inovação tecnológica, e adequação as necessidades locais em que a construção é feita.

Os sistemas de avaliação Leed consideram certas exigências e créditos. Estas exigências são obrigatórias e devem ser supervisionadas em todo projeto certificado pelo Leed, para que seja cumprido. Foram criadas categorias para os selos, com o intuito de avaliar o grau de engajamento com sustentabilidade, avaliadas pela USGBC, e cada uma tem uma determinada pontuação. A pontuação máxima que uma obra consegue receber é a de 110 pontos. O selo Leed é concedido a obras que conseguem atingir 40 pontos. Já o Leed Silver é concedido a obras que conseguem superar os 50 pontos. A certificação Leed Gold é para 60 pontos.

A maior categoria existente é a Platinum, e para adquiri-la é necessário alcançar no mínimo de 80 pontos, atendendo a todos os requisitos. Esta categoria foi a que a arena do Mineirão conquistou, comandada pela Construcap.

Para a Construcap com esta obra alcançar o nível de sustentabilidade exigida, ela fez inúmeras ações na obra. Desde o projeto foram feitas modificações para que o ambiente tivesse uma boa circulação de ar, o que transformasse a climatização de forma mais eficiente, fazendo com que se gastasse menos energia. Também foi implementado um sistema de captação e armazenamento de água, que é utilizado para irrigação e abastecimento dos vasos sanitários, o que faz uma economia muito grande, reduzindo gastos.

Em relação a energia a arena tem painéis solares, capaz de gerar energia para 1.200 casas, também economizando muito e ajudando o meio ambiente.

Este empreendimento também pensou nos resíduos e distúrbios gerados, e para evitar isso, como por exemplo o lixo, foi criado um sistema de coleta, o que possibilita quase cem por cento do lixo.