Como economizar em diferentes situações

Em função da crise econômica do país surgiram muitas contas, dívidas, preços de produtos e serviços mais altos, fatores que contribuem para estourar o orçamento de qualquer pessoa. Por mais que a crise interfira em muito no orçamento, gastos desnecessários e fora do momento certo também atrapalham no rendimento mensal. A solução mais simples para pagar todas as contas e continuar fazendo tudo que gosta é economizar o máximo possível. Planejar e economizar não é uma tarefa tão difícil quanto parece, para isso estão aqui reunidas algumas dicas para economizar em diferentes ocasiões e situações do dia a dia.

 

Como reduzir os gastos com despesas necessárias?

 

Primeiramente para reduzir os gastos deve ser avaliado cada item e verificar sua real necessidade. Itens como conta de luz, água e telefone são realmente importantes. Ainda assim existem meios de economizar reduzindo os gastos.

 

Conta de luz: Os banhos demorados principalmente no inverno são os maiores vilões no consumo de energia elétrica. Por isso dê ênfase por um banho rápido e de preferência na posição verão do chuveiro, isso irá contribuir em até 30% de economia de energia. Outra dica é não deixar lâmpadas acessas sem uso, porém evitar também acender e apagar continuamente e usar apenas quando for necessário. Existem no mercado lâmpadas mais econômicas como a lâmpada de LED que deve substituir as mais antigas que consomem mais energia.

 

Conta de água: O maior volume de água utilizado por famílias também é através do banho demorado. Além de economizar na energia elétrica, tomar banhos rápidos irá reduzir os gastos na conta de água. A reutilização da água da máquina de lavar roupa para lavar o carro, a calçada e o quintal também irá contribuir e cortar desperdícios desnecessários.

 

Telefone: Algumas operadoras de telefonia oferecem descontos para planos familiares que acabam sendo mais vantajosos que manter uma linha telefônica. Nesse caso pode ser avaliado a necessidade de manter a linha e se for o caso, evitar usar serviços fora do plano contratado.

 

Como reduzir os gastos com compras e lazer?

 

Supermercado: Antes de sair para fazer as compras do supermercado analise o que comprar e faça uma lista. Tão importante quanto fazer a lista é segui-la minuciosamente. Para evitar comprar o que não deve, não vá as compras com fome e evite levar crianças, pois elas podem acabar insistindo e obrigando os pais a cederem. Outra forma de economizar no supermercado é aproveitar os dias de ofertas que costumam ser diferentes para cada setor de compra.

 

Passeios: Busque alternativas de lazer que sejam mais baratas. Passeios em família podem ser feitos ao ar livre em praças, ou aproveitando as sessões mais baratas de cinema e teatro. Outras alternativas de lazer são os eventos culturais da cidade que costumam ser de graça.

 

Passagens aéreas: Para conseguir passagens baratas a compra e a escolha do destino devem ser feitas com antecedência. Os dias de semana costumam ser mais baratos também.

Beleza: Dedique-se a fazer em casa coisas que costuma fazer em um salão de beleza. Muitas delas não há necessidade de outra pessoa fazer por você, como fazer as unhas e hidratar o cabelo.

 

Material Escolar: Para quem tem filhos sabe que essa é uma despesa que pode pesar no orçamento, no entanto se as compras forem feitas com planejamento e bastante pesquisa é possível economizar. Comprar com outros pais em atacado também contribui para a economizar dinheiro.

 

Veja mais dicas para economizar em diferentes fases da vida.